Sexta-feira, 23 Junho 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Figuras Ilustres
Eurico António de Araújo Vilela

Eurico António de Araújo Vilela – Comendador

Filho de Ismael de Araújo Vilela e de Rosa Cardoso Rebelo do Souto, nasceu em Barcos, no dia 27 de Janeiro de 1924.
Fez aí parte da instrução primária, que concluiu no Colégio Carvalhos, em Vila Nova de Gaia.
Tirou o curso de agente técnico agrícola, na Escola Prática de Agricultura Conde de S. Bento, em Santo Tirso. Obteve ainda o diploma do Instituto Português de Contabilidade, no Porto, onde frequentou o curso de guarda-livros.

Fez a vida militar em 1946, em Tavira e Lamego na classe de Sargentos. Casou, em 1948, com D. Maria Cecília Moreda de Miranda, oriunda de uma das famílias mais antigas de Santo Tirso, do ramo dos Ribeiros de Miranda e ocupou várias funções na sua laboriosa actividade profissional como na Federação dos Grémios da Lavoura de Entre-Douro-e-Minho e responsável administrativo da Quinta das Carvalhas, em S. João da Pesqueira, onde introduziu aperfeiçoamentos técnicos. Foi ainda técnico-agricola no Complexo Agro-Industrial do Cachão, na Federação dos Grémios da lavoura do Nordeste Transmontano, etc.
Até à sua morte residiu em S. João da Caparica, onde desenvolveu meritória acção nos campos cultural e recreativo, como coadjuvante da construção da sede do Grupo dos Amigos da Costa da Caparica, criação do Jardim Infantil da Quinta de St.º António, no Concelho de Almada, ajudou a fundar o Núcleo Regional do Concelho de Tabuaço, em Lisboa, esforçou-se pela implantação do Curso Complementar em Tabuaço, e pela biblioteca da Junta de Freguesia de Barcos com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Pelos serviços prestados à causa da benemerência, foi agraciado com os graus de Cavaleiro e Comendador pela Soberana Ordem Militar dos Cavaleiros de Colombo (actual designação).
A "Fundação Luís Vaz de Camões" concedeu-lhe o diploma e, a titulo honorífico, a medalha comemorativa das comunidades de Língua Portuguesa e tem ainda o diploma de Honra ao Mérito pelo grupo Amigos da Costa da Caparica.