Sexta-feira, 23 Junho 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Figuras Ilustres
António Soeiro da Costa (Filho)

António Soeiro da Costa (Filho) – Tenente

Filho do capitão António Soeiro da Costa, António Soeiro (com o mesmo nome do pai), nasceu no lugar de Carrazedo (Pinheiros), a 27 de Setembro de 1918.

Fez exame ad hoc à escola Normal, exercendo o professorado em Britiande, e passou a chefe dos Serviços Hidráulicos a que concorreu por necessidade de salário mais digno.
Deu explicações em Lisboa e, concluído o antigo 7.º ano dos Liceus, matriculou-se na Escola Superior Colonial para poder frequentar o curso de oficiais milicianos, prestando serviço em Cavalaria 6, no Porto. Transitou para a GNR, com a patente de Tenente, com que se reformou.

Deve-se também ao tenente António Soeiro a iniciativa da instalação, na vila de Tabuaço, do ensino liceal onde fundou o primeiro centro de explicações (Outubro de 1951) com o Dr. Jaime Correia de Sousa, ilustre notário em Tabuaço e o Padre António Martins Salvador. Foram estes três homens os fundadores em Tabuaço do ensino pós-primário. De notar que os liceus foram criação da rainha D. Maria II (1834-1853) e, até então, os Tabuacenses que quisessem e pudessem frequentar o ensino liceal, teriam que deslocar-se para Lamego, Porto ou Viseu.