Quinta-feira, 17 Agosto 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Figuras Ilustres
Alice Pereira Gomes

Alice Pereira Gomes – Escritora

Alice Pereira Gomes nasceu na freguesia de Granjinha, a 24 de Agosto de 1910. Passou, no entanto, a sua infância em Gestaçô e Baião.

Professora do Ensino Primário, fez curso da Escola do Magistério do Porto. Leccionou aí e na capital, despertando nela a vocação de escritora, cujas obras dedicou às crianças.


Deixou trabalhos literários em jornais e revistas sobre temas educativos e o seu primeiro livro intitulou-o "Douro Encantado".

 

Publicou ainda:
"As Histórias de Coca-Bichinhos", "Giroflé-Giroflá", "Bichinho Poeta", "História de uma menina", "Vidrinho de Cheiro", "A Nau Catrineta", "A Lenda das Amendoeiras", "Os Ratos e o Trovador", "Aprender Sorrindo I e II" e "Barco no Rio". Escreveu mais duas antologias de grandes poetas portugueses e brasileiros e "Poesia da Impoesia", organizou e prefaciou uma antologia, intitulada "Poesia para a Infância", em 1954.
Fez algumas traduções, de entre as quais a de "O Princepezinho", de Saint Exupéry (Le Petit Prince).
O seu "Teatro para Crianças" foi à cena, com êxito, no Teatro Nacional, em Lisboa.

Casou com o escritor Adolfo Casais Monteiro, exilado voluntariamente no Brasil, em 1957, e faleceu em S. Paulo, em 1972, antes da Revolução do 25 de Abril, pela qual tanto ansiou.

Alice Gomes pertenceu à Sociedade Portuguesa de Escritores e ficará como um dos grandes expoentes da nossa Literatura Infantil a que, com indiscutível talento, se dedicou.