Terça-feira, 23 Maio 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Heráldica
Heráldica

BRASÃO: Escudo de prata com um cacho de uvas de púrpura folhado e troncado de verde, cercado por dois ramos unidos em círculo, um de laranjeira frutado de ouro e outro de oliveira frutado de negro, ambos folhados de verde. Em contra-chefe, duas faixas onduladas de azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com os dizeres: " VILA DE TABUAÇO ", a negro.

BANDEIRA: Esquartelada de amarelo e negro. Cordões e borlas de ouro e de negro. Lança e haste douradas.

SELO:
Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes e, em volta de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Tabuaço".
Os símbolos heráldicos do Município de Tabuaço foram fixados através da Portaria n.º 8:032, publicada no Diário do Governo, n.º 56, I Série, de 11 de Março de 1935.

SIGNIFICADO DAS ARMAS DO BRASÃO:
No ano de 1935 foram pela primeira vez fixadas as armas do brasão representativo do município de Tabuaço. Para esse efeito podiam ser considerados elementos que representassem o município através de factos da sua história, da sua riqueza agrícola, industrial ou de elementos naturais e geográficos que o diferenciassem dos demais municípios portugueses.

Resultou, desse modo, o brasão que hoje conhecemos, onde imperam elementos agrícolas e geográficos e no qual podemos observar como elemento principal um cacho de uvas que nos reporta directamente para a riqueza vitivinícola do concelho de Tabuaço.