Domingo, 30 Abril 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Apresentação
As Nossas Origens

Esta terra, velha de séculos, está repleta de motivos de interesse.

Do período de ocupação romana, existem muitos vestígios, como o altar de São João, a via romana de Vale de Vila/Sendim, entre outras que atravessam, agora apenas em pequenos troços, o concelho de Tabuaço.
Refiram-se, também, as necrópoles de Passo Frio e de Sendim, o santuário de Santa Maria do Sabroso e de São Pedro das Águias e os sarcófagos de São Pedro das Águias, de Arcos e da Seara.
Curiosamente, encontram-se lagares de vinho e de azeite, escavados na rocha, em Arcos, na Eira do Monte, em Fontelo, na Quinta de São Martinho e em muitos outros locais do concelho.

Em termos arquitectónicos, o tempo conservou muitos monumentos fascinantes e valiosos.
As igrejas, são muitas e ricas, de origens românicas na sua maioria. Como exemplos, temos as Igrejas Românicas de São Pedro das Águias, de Barcos e de Nossa Senhora do Sabroso.
Há muitos pelourinhos importantes como os de Arcos, Granja do Tedo, Sendim ou Valença do Douro. As pontes romanas e românicas foram, na sua maioria, destruídas, mas ainda podemos ver alguns exemplares, entretanto reconstruídos, em Granja do Tedo, Távora e Santa Leocádia.
Há muitas casas solarengas, com brasão, desde o majestoso e proficuamente decorado solar até ao singelo palacete, sóbrio mas altivo.”