Domingo, 30 Abril 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Apresentação
Quem somos

Cerca de um quarto da população activa trabalha no sector terciário, mas a maior parte (56%) dedica-se ao sector primário. A economia assenta na agricultura, com destaque para o vinho generoso (o célebre vinho do Porto) que domina o Norte do concelho, nos vales dos rios Távora, Torto, Tedo e do inconfundível Rio Douro.

Outra das culturas seculares é sem dúvida o olival, cultivado tanto em bordaduras das vinhas como em olival contínuo, com azeite de grande qualidade. A batata, assim como a baga do sabugueiro, as cerejas e algum cereal também têm lugar numa agricultura essencialmente de subsistência.

A região sul do concelho, com um relevo montanhoso que chega aos 1.000 metros, é própria à pastorícia e silvicultura.

O artesanato, outro dos produtos que se destacam na economia do concelho, mantém intactos os traços que o ligam às antigas tradições e continua muito ligado às necessidades do trabalho e da vinha.
Intactas estão também as romarias de Verão, impregnadas de um misto de religiosidade e de festa pagã, que mantêm o seu brilho graças ao espírito das suas gentes e à arte da sua afamada cozinha caseira.

Tabuaço é ainda conhecido pelas excelentes condições para a prática da caça e pela rica gastronomia.

Em 2001, Tabuaço foi classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, pela preservação de vestígios da sua cultura e pelo património arquitectónico, tanto de origem humana como natural.

O Património Natural é, talvez, a maior riqueza patrimonial de Tabuaço. Uma paisagem sem igual, muito forte nos contrastes, onde as encostas de vinhedos e socalcos a perder de vista ou as amendoeiras em flor, no início da Primavera, saúdam e fazem as maravilhas dos locais e dos visitantes.